Descrição e Avaliação

Descrição e avaliação

O  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em crianças e jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens, em outras palavras, a capacidade de jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar das condições adversas.

Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

O Programa atualmente é organizado e aplicado através dos currículos de 10 lições, com tempo de 50 a 60 minutos de aula, direcionado para alunos 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, obrigatoriamente ministrado por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor.

A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

O PROERD oferece, ainda, uma variedade de atividades interativas, trabalhos em  grupos e aprendizado cooperativo, atividades estas que foram projetadas para estimular os alunos a resolver seus problemas sem o subterfúgio das drogas ou da violência.

A escola sempre foi e sempre será um local onde o aluno tem de encarar certas frustrações e viver algumas tensões, como:

- Disputas entre alunos, situações de Bullyng;

- Pais que se atrasam para buscar seus filhos;

- O fracasso escolar;

- A violência verbal e física;

- Falta de política disciplinadora por parte da escola;

- preconceito e rejeição pelos demais colegas e pessoas;

Em contrapartida a estas tensões, a escola deve, obrigatoriamente, ser um local que forneça oportunidades prazerosas à criança, desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais, que façam com que a criança sinta-se envolvida em um grupo, tenha  atenção, sinta-se útil e querida.


O aprendizado cooperativo é uma importante estratégia utilizada pelo PROERD e consiste na divisão da sala em grupos de alunos, atribuindo-lhes funções e permitindo aos membros dos grupos a resolução de problemas. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.
Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno. Os pais tomam conhecimento do programa em que seu filho participará, havendo, ainda, durante os trabalhos, reuniões com os pais ou responsáveis.
As lições serão ministradas por um policial especialmente treinado e designado para a  escola interessada, o qual, com o auxilio do professor(a), desenvolve, uma vez por semana, durante um semestre, aulas nas 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do Estado.
As lições são ministradas por meio de encenações teatrais, em que os alunos  representam  situações nas quais poderão se envolver no futuro, sendo apresentado aos mesmos  o comportamento adequado, possibilitando que estes reflitam e possam sempre tomar decisões sadias. São desenvolvidas atividades que têm o objetivo de salientar valores como: limites, disciplina, amizade e amor, autoestima, tomando decisão, resolução de conflitos, bem como a importância da família para cada um de nós.
Pesquisas  realizadas até o momento no Brasil e no Estado, referentes ao Programa, têm apontado resultados positivos no que tange à aceitação de pais, alunos, professores e comunidade, bem como aos resultados na prevenção às drogas e à violência.
   
Não se formarão dependentes de drogas entre crianças que crescem com amor e segurança, que podem expressar suas idéias e pensamentos livremente, que são realistas e otimistas em relação as suas habilidades e, sobretudo, quando podem tomar decisões sadias.